13 de novembro de 2007

Plano contra a violência

Por Mariana Cauduro

Investimento e prevenção. É assim que o governo estadual pretende diminuir a violência e o número de homicídios praticado contra as mulheres em Pernambuco. No último mês, foi lançado o Plano de Enfrentamento à Violência, com apoio do governo federal, para executar projetos e ações preventivas e repressivas, que serão realizados nos próximos oito anos, em parceria com as secretarias de Defesa Social, Saúde, Educação e Cultura.
Segundo a titular da Secretaria de Mulher em Pernambuco, Cristina Buarque, as prioridade do Plano é implantar, reformar e manter mais de 14 delegacias especializadas no atendimento à mulher e criar novas defensorias públicas para atender as pernambucanas que estão em situação de risco.
"São medidas de prevenção. Instalar casas-abrigo em diferentes pontos do estado destinadas à proteção de mulheres ameaçadas de morte, assim como capacitar 12 mil profissionais são medidas importantes que podem fazer a diferença e reduzir significamente o número de homicídios no estado", disse.
As ações incluem ainda a implantação de seis centros de atendimento médico-hospitalar para beneficiar vítimas de agressões físicas e psicológicas. O plano também prevê conscientizar a população sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Segundo a secretaria estadual de Defesa Social, os homens são responsáveis por 95% dos casos de agressão contra mulheres. Os investimentos para a aplicação do Plano chegam a R$ 324 milhões.

Nenhum comentário: